#0426_ Casa Porto.2007
casa porto
grauzero
  • grauzero
  • grauzero
No âmbito da mostra de arquitectura e decoração, CASA.PORTO 2007 foi-nos entregue um espaço com 190 m² de área a transformar no 2º piso. O edifício situava-se no início da rua da Sá da Bandeira, n.º 84 em plena baixa do Porto.
O nosso trabalho fundamentou-se sobretudo na relação que as diversas artes devem ter na qualificação das nossas habitações. Como tal, a premissa do trabalho foi criar um projecto que lançasse perguntas aos visitantes sobre a forma como se vive ou como socialmente nos apropriamos de determinados espaços e mostrar como a arquitectura pode valoriza-los. Fundamental foi a presença de arte na habitação, ela apareceu nas suas diversas formas; literatura numa biblioteca junto ao chá, pintura, arquitectura, escultura, cinema e música (a banda sonora das nossas vidas, Nina Simone, Chat Backer, Edit Piaf, etc..). Criou-se um objecto-escultura que definiu percursos e zonamentos. Inserido neste espaço e a uma cota superior ficaram a zona de estar e de refeições. Dos espaços sobrantes demos resposta as necessidades de programa; átrio de entrada, zonas de circulação, cozinha, zona de leitura/chá, e zonas privadas (dormir, vestir e banho).
Este projecto tornou-se muito pessoal. Personificamos o cliente tipo. O local onde gostaríamos de viver… A nossa forma de viver a baixa do porto.
Ficha técnica

Tipologia: Arte.
Localização: Porto, Portugal.

Arquitectura: GRAU.ZERO Arquitectura + Paulo Campos, arq.

Dono de obra: Casa.Porto
Projecto: Out.007.
Construção: Out/007.
Área de intervenção: 190m²

Grau Zero