A presente memória descritiva e justificativa refere-se a um equipamento social, designado como Centro de Actividades Ocupacionais, proposto pela Associação ANPAR – Nacional de Pais e Amigos RETT.
Para este projecto, foi essencial a compreensão das necessidades específicas das pessoas às quais se destina este equipamento. O número máximo de utentes definidos pela entidade promotora para o equipamento do CAO é de 30 utentes.
O terreno encontra-se completamente limpo quanto a questões arbóreas, apresentando um declive variável e ascendente no seu sentido sul/norte. De modo a vencer este declive foram criadas plataformas rectangulares. A implantação do edifício está pensada de modo a permitir uma interligação entre os espaços interiores e exteriores e foram tidos ainda os cuidados necessários quanto à exposição solar. Pretende-se reflorestar o terreno sobrante com vegetação autóctone, de forma que os utentes tenham um contacto físico mais próximo da natureza.
Existem duas entradas, uma para utentes e outra para cargas, descargas, serviços e funcionários. Da entrada principal, acede-se ao átrio principal de distribuição, zona de espera, e serviços internos (sala de reuniões, direcção, secretária, contabilidade, tesouraria. Três gabinetes, um deles dedicado a psicologia, e outro à segurança social e instalações sanitárias de serviço de funcionários.
Do átrio de distribuição junto a esta entrada, e do lado oposto, encontramos a recepção e acedemos à zona de bar, convívio e refeitório, cozinha (com circuito de confeção, empratamento, limpos e sujos), armazenamento (neutro e frios e saída, despensa geral e arrumos, depósito de lixos gerais com separação de resíduos, lavandaria, balneários.
Nas zonas de utilização dos utentes, uma sala interior Snoezelen, ginásio, sala de fisioterapia e 3 salas de actividades, bem como as respectivas instalações sanitárias e sala de apoio às actividades exteriores.
No caso dos pátios de ventilação, estes serão ajardinados. O restante terreno será propositadamente deixado natural para permitir a reflorestação e a criação de um pequeno bosque. Será criado uma pequena horta de apoio às actividades ocupacionais. A estratégia de reflorestação dos espaços comuns com espécies autóctones recriando uma zona tipo bosque, onde não se prevejam grandes espaços de manutenção intensiva como relvados.
Para mais detalhes sobre este projeto, entre em contacto conosco.
Largo Alexandre Sá Pinto, 44
Armazém A3
4050-027 Porto
+351 220 939 909
office@grauzero.com